• large-2
    Comportamento, Textos

    O que fazer em tempos de ódio?

    ver post
  • large-2
    Playlist

    Playlist: Agosto

    ver post
  • large
    Amor, Textos

    Ser sensível é corajoso

    ver post
  • imagem.aspx
    Livros

    Livro: Siga Os Balões

    ver post
  • February 27, 2012
    postado por

    Atenção! Há spoilers sobre o livro na resenha. Se não quiser saber muitos detalhes da história, não leia. Veja a resenha do primeiro volume aqui, e a do segundo aqui.

    Surpreendente: essa é a palavra que resume o terceiro e último livro da saga Jogos Vorazes. Um livro de tirar o fôlego, cheio de emoções, capítulos totalmente intensos, em que você se sente na pele da protagonista, Katniss Everdeen, que tem todos os seus sentimentos à flor da pele. Ela pensou que os jogos acabariam após sair da arena – e do Massacre, no segundo livro da série -, mas estava errada. A guerra contra a Capital e o presidente Snow está só começando, e Katniss precisa virar o Tordo para salvar a sua família e incentivar os rebeldes a se rebelar contra a Capital.

    Depois que o distrito 12 e a sua própria casa é aniquilada pela Capital e pelos Pacificadores, toda a população do Distrito está morta, e os poucos que conseguiram se salvar fogem para o distrito 13, que durante anos, viveu literalmente escondida de toda a população de Panem. Comandado pela presidente Coin e sob um regime duro, o distrito é habitado literalmente embaixo da terra, para proteger a vida de todos os seus habitantes.

    Vemos durante o livro que Katniss está com alguns problemas psicológicos: afinal, ela viu pessoas que amava serem mortas pelo presidente Snow, e outras, para salvá-la. Ela é o símbolo da rebelião e precisa ser forte, mas como, com toda a sua família em perigo? Ela só tem a companhia do seu melhor amigo, Gale, e a irmã Prim. A personagem sente muitas coisas durante os capítulos: raiva, medo, sede de justiça, amor, paixão, egoísmo, e vemos ela estar totalmente no limite. Praticamente nos sentimos dentro dos personagem, tão detalhada é a escrita de Suzanne Collins.

    “A Esperança” tem a narrativa mais brutal e lenta do que os outros livros da série. Para quem achou o primeiro volume violento, achará este último emocionante e duro com vários personagens da trama. É preciso despedir-se de alguns que foram importantes na vida de Katniss e que marcaram todos os fãs da saga. E principalmente, vemos que cada personagem carrega sua dor e sua marca causadas pela Capital. Todos eles foram obrigados a perder pessoas que amavam e a enfrentar as mais duras consequências por culpa dos Jogos Vorazes e da guerra. O livro tem também uma contestação política, e se você prestar a atenção, uma crítica a atual sociedade. Nos sentimentos na pele de todos os personagens principais, que tem que lidar com muitos acontecimentos difíceis.

    Katniss também mostra que ela precisa finalmente, agir menos com o coração e mais com a cabeça, mesmo que seja complicado. Afinal, Peeta foi capturado por Snow, e além de sofrer graves torturas para que sua mente seja alterada e dentro dele, haja um ódio intenso pela protagonista – que na verdade é quem ele ama -, ela precisa ajudá-lo a voltar a ser quem ele era. Apaixonado por ela. Doce, gentil e uma pessoa que sempre conseguia falar a coisa certa quando preciso, e também aquele que nunca desistiu de Katniss. Mas ele sofre pesadelos e dores intensas, o que pode significar que ele nunca mais será o mesmo. E não é fácil para ela aceitar isso.

    Também vemos mais um pouco da sua amizade com Gale, que teve um final na história que não me satisfez muito. Ele era um dos meus personagens favoritos da história, e acho que quando Katniss mais precisou de ajuda, ele não estava lá. Diferente de Peeta, que mesmo sabendo nos primeiros livros  que ela não o amava tanto quanto ele, sempre a ajudou.

    O final é doloroso. Mas vemos Katniss tentando superar todos os obstáculos, mesmo que por dentro ela esteja devastada. Sentimos a dor e a mágoa da personagem nos capítulos finais, que luta para se libertar de todos os seus pesadelos terríveis durante a noite, que as lembram dos Pacificadores, bestantes e as mortes do qual teve que enfrentar. Marcas profundas ficam no seu coração, e Suzanne Collins deixa isso bem claro no capítulo final.

    Também temos que lidar junto com ela, a morte de um dos personagens mais queridos da série. Quem já leu sabe quem é – alguém de extrema importância para a protagonista -, mas caso ainda não tenham lido, não vou estragar o suspense. Mas confesso que as lágrimas ameaçaram sair enquanto Katniss narrava o que ela sentia ao ver uma pessoa que tanto importava para ela, chegando ao fim da vida por culpa da guerra.

    O capítulo final tem uma descrição bonita e que também prova o amor que Katniss e Peeta sentem um pelo outro. Emocionou e mostrou que, no final, todas as lutas do Tordo para que Panem finalmente se visse livre da injustiça, do regime de Snow e do sofrimento em todos os distritos, valeram a pena. Katniss foi corajosa e independente durante todos os três livros, lidando com monstros dentro de si que ela mesma não sabia que existiam.

    “Direi a eles como sobrevivo aos pesadelos. Direi a eles que nas manhãs desagradáveis, é impossível sentir prazer em qualquer coisa que seja, porque temo que essa coisa me possa ser tirada. (…) É como um jogo. Repetitivo. Até um pouco entendiante após mais de vinte anos. Mas há jogos bem piores que esse.”

    1. Sara Silva Feb 27, 2012

      Eu li a triologia supeeeer rapido e adorei cada pagina… Fico na duvida em saber qual livro da triologia é melhor, mas adorei todos. E apesar de já saber com quem ela ficava no final, não sabia que teria que acontecer muitas outras coisas antes disso… E fiquei besta como a autora escreveu muito bem o livro, e da bastante detalhes e os piores são os das bestantes… Pretendo ler de novo algum dia e estou doida pra ver o filme (apesar de não ter gostado da seleção dos atores, espcialmente de Peeta e Cinna que não são nada como imaginei) :)
      http://fashionistasbr.com

      • elasdiss Feb 27, 2012

        Também adorei todos os livros. Jogos Vorazes não é aquela saga que a gente fica achando que não gostou de todos, por que de fato, os três são ótimos. E a escrita da Suzanne Collins é tão detalhada e transparece tão bem os sentimentos dos personagens, que é impossível não se identificar.
        Beijos, Sara!

    2. Monique Premazzi Feb 27, 2012

      Eu vou começar a ler o primeiro livro ainda. Gostei da resenha, me deu ainda mais vontade de ler logo os livros. E nem me preocupei com as spoiler, eu sou uma pessoa que ama ler spoilers e fazer spoilers KKKKKKKKKKKKK Isso ainda vai me render algumas ameaças de morte.

      Beijos,
      Monique.

      P.S: Awn, lembrou de mim ouvindo 1D? Que lindo! Se você ver o Louis, em especial, lembre de mim também KKKKKKKK <3

      • elasdiss Feb 27, 2012

        HUAHAUAHUAHAUH Eu também nem me importo muito com spoiler, confesso!
        E adoro fazer as resenhas dos livros que eu li. Minha dica é que você continue lendo, são todos ótimos.
        <3

    3. Bruna Maranhão Feb 27, 2012

      Bem, eu acho que você já percebeu o quanto eu sou viciada na série né?
      Ela é uma das melhores de todos os tempos. Os livros são extremamente originais, e não conseguimos observar uma percepção de clichê. Eu também fiquei bem decepcionada com o final do Gale, e acho que esse é um dos únicos pecados da autora, pois como aquele Gale valente e companheiro foi se tornar apenas um pessoa com um cargo extravagante, sem nem ligar para o destino da Katniss? Não consigo entender! A resenha está excelente flor.
      Beijinhos :*

      • elasdiss Feb 27, 2012

        Também sou apaixonada pela série, e acho que ela é original e surpreendente. E um dos pontos que mais me fez gostar, foi com certeza a Katniss, uma protagonista inteligente e criativa. E fiquei triste com o final do Gale. :( Eles eram tão amigos. Mesmo que ele tenha ido para o Distrito 2, não vemos nem ao menos uma despedida dele com ela, já que ambos eram tão importantes um para o outro. Vai ver, no terceiro filme adicionam alguma cena.
        Beijo!

        • Beca Sep 02, 2012

          Concordo com você,li o livro há 5 minutos e chorei muito nos últimos capítulos.Até engoli a morte de alguns personagens,mas o fato da Katniss e do Gale simplesmente se separarem pra sempre sem nenhuma despedida,foi até meio que ridículo,sério¬¬
          Uma menina comentou que o final da Katniss foi muito feliz,discordo completamente!Fiquei até chocada com as cenas finais,a Collins fez questão de mostrar que que ela não esqueceu tudo que passou,que a morte e o abandono de quem ela mais amava continuou invadindo seus pesadelos,e isso nem de longe foi o final que eu esperava de Jogos Vorazes.Não que eu tenha ficado decepcionada com o livro,pra mim foi o melhor de todos;mas as últimas cenas me deixaram indignada-assim como eu fiquei no final de Harry Potter-foi quase que decepcionante.
          Enfim,uns amaram ,outros odiaram…Mas ninguém pode negar que esse o ultimo livro foi um dos mais polêmicos que alguém já leu.

    4. jacqueline Feb 27, 2012

      Olá Ana.
      Eu gosto muito dessa trilogia, apesar de no primeiro momento, após o final da leitura, ter amado este livro, depois eu achei algumas partes muito mal escritas, e diria até confusa. Enfim, claro que não estragou a trilogia toda, mas eu esperava mais sabe?
      Jogos Vorazes continua sendo meu preferido, depois dele, o Peeta nunca mais foi o mesmo, e eu senti falta do romantismo dele.
      bjos

    5. Ana Lúcia Jan 03, 2013

      Amoooo essa trilogia! li todaa e adorei cada página! Fico um pouco em dúvida em qual livro é o melhor, mas acho que o primeiro ganha!! Muito boa a resenha!!

    subir
    elas disseram TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2017 // DESIGN POR SARA SILVA