• screen shot 2017-06-15 at 1.31.34 pm
    Filmes

    Filme: A Morte Te Dá Parabéns

    ver post
  • large
    Playlist

    Playlist: Outubro

    ver post
  • 60ef470bb4bf66d50938e63f82c34ee9
    Beleza

    Cabelo curto para se inspirar

    ver post
  • n
    Looks, Moda

    O estilo da Noora Sætre de Skam

    ver post
  • June 10, 2012
    postado por

    Título: O Que Aconteceu Com o Adeus

    Autora: Sarah Dessen

    Editora: iD

    Páginas: 424

    Preço Sugerido: R$37,30 (pode variar).

    Sinopse: “Dois anos, quatro cidades diferentes. A vida de  Mclean anda  assim. Mclean não se importa com isso. Cada  nova cidade é a oportunidade  de mudar e de tentar ter outra  persona. Cada local diferente traz uma  oportunidade para ela  se reinventar. A garota insolente e alegre. A rainha  do drama.  A menina disposta a agradar a todos. Desde o divórcio  complicado dos pais, ela e o pai se mudam muito, deixando o    passado  infeliz para trás. Mas o que ocorre aqui em Lakeview,  onde ela vem criando  raízes,fazendo amigos e apenas  tentando ser alguém que ela não é há muito  tempo: ela  mesma? Teria Dave algo a ver com isso? Ele é a pessoa mais  sincera que a Mclean já conheceu. Mclean precisa de tempo, antes que  esteja na hora de mudar-se novamente. Tempo para conhecer Dave de  perto…ou para confirmar que perdeu a fé nos relacionamentos entre as  pessoas.”

    Ainda não havia lido nenhum livro da Sarah Dessen, autora que já tem três obras suas publicadas no Brasil, mas sei que todas são elogiadas e recebem críticas positivas. Também havia visto uma grande divulgação nos últimos meses de “O Que Aconteceu Com o Adeus”, e por isso, as minhas expectativas quanto ao livro eram grandes. E ele não decepcionou! É fácil se identificar com os seus personagens e problemas. A protagonista, Mclean, enfrenta quase sempre mudanças na sua vida, e descobrimos aos poucos tudo o que a personagem já enfrentou.

    E esta é uma grande qualidade do livro: a narrativa é ágil, porém, os acontecimentos se desenrolam de modo devagar, o que dá tempo ao leitor para conhecer cada história e parte da vida de Mclean e do seu pai, que mantém uma relação forte. Os dois sabem se adaptar aos lugares do qual moram, se mudando quatro vezes em dois anos. Ela aproveitava cada cidade para ter uma nova personalidade e fazer amigos diferentes, mas nunca se mantinha por muito tempo em uma relação, já que teria que se desfazer delas quando fosse embora novamente.

    Também conhecemos a polêmica separação dos seus pais: sua mãe traiu Gus – o pai de Mclean – há alguns anos, e por isso, as duas vivem brigando e se desentendendo, já que a filha a culpa por tudo que aconteceu com a família. Agora, a mãe tem uma nova casa, gêmeos para cuidar e parece que tudo mudou. Ela tenta se aproximar da menina durante vários trechos do livro, e de início, não entendemos muito bem a sua intenção, mas logo depois podemos compreender que ela só quer ficar mais perto de Mclean.

    Ela se muda com o seu pai para Lakeview, e quando pretendia não se envolver demais com as pessoas, tudo nessa cidade acontece de modo contrário, principalmente quando ela conhece Dave Wade, seu novo vizinho. Os dois, na primeira vez que se encontram, já parecem achar afinidades e eu gostei bastante do personagem, que diferente de outros livros adolescentes, foge dos clichês. Ele é inteligente, um pouco tímido e já se meteu em algumas encrencas.

    Porém, o romance não é o foco principal. O que mais ganha espaço são as relações familiares, as mudanças e como cada personagem precisa encontrar dentro de si, quem eles realmente são. Todos ao longo da história evoluem de um modo, e vemos a história de Mclean com os pais, após anos, finalmente tomar um rumo. Indico o livro para todos: a escrita é ótima, e nem sentimos o tempo passar enquanto estamos lendo.

    1. Luara Cardoso Jun 11, 2012

      Eu to muito curiosa para ler um livro da Sarah. Ainda não tive oportunidade, mas está na minha lista de prioridades! Esse livro parece ser realmente bem legal, ainda mais por dar foco para as relações familiares.

      Um beijo,
      Luara – Estante Vertical

    subir
    elas disseram TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2017 // DESIGN POR SARA SILVA