• large-2
    Comportamento, Textos

    O que fazer em tempos de ódio?

    ver post
  • large-2
    Playlist

    Playlist: Agosto

    ver post
  • large
    Amor, Textos

    Ser sensível é corajoso

    ver post
  • imagem.aspx
    Livros

    Livro: Siga Os Balões

    ver post
  • November 1, 2012
    postado por


    Título: Fazendo Meu Filme – A Estreia de Fani

    Autor (a): Paula Pimenta

    Preço Sugerido: R$32,90

    Editora: Gutenberg

    Sinopse: Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

    Sabe aquele tipo de livro em que você não consegue desgrudar até terminar de lê-lo? Fazia um tempo que eu não lia algo do gênero teen que me surpreendia tanto e a protagonista possuía tanta qualidade. E um dos fatores mais legais de “Fazendo Meu Filme”, que vem recebendo ótimas críticas – seja de jornalistas ou blogueiros – é que ele é escrito por uma brasileira, Paula Pimenta, e que exatamente por isso o livro ganha todo um gostinho mais especial, já que estamos acostumados a ler histórias norte-americanas.

    Fani é uma garota normal de 16 anos que mora em Belo Horizonte. Ela passa o seu tempo livre no shopping, na internet, e tem uma paixão desde pequena: ela ama filmes. De ação, drama e românticos, Fani possui uma coleção de DVDs e o grande sonho de se tornar cineasta. E é por isso também que no início de todos os capítulos, vemos um trecho de um dos filmes favoritos dela. Suas melhores amigas são Gabi e Nathália, e o seu melhor amigo, que sempre está ao seu lado, é o Léo.

    Ela tem problemas com Física na escola e não gosta de Matemática: conhecemos todas as dúvidas e dilemas que Fani tem que enfrentar. Tudo em sua vida começa a mudar quando, por insistência da mãe e do seu sonho antigo, ela se inscreve em uma prova de intercâmbio. Já tendo feito aulas de inglês durante anos, ela se sente confiante, mas acha que pode não passar na prova (e nem na entrevista).

    Porém, acontece exatamente o contrário e ela alcança o primeiro lugar, tirando a melhor nota entre os inscritos. E então começa todo o medo de viajar, encarar um mundo novo, se despedir dos amigos e deixar tudo para trás ao viajar para a Inglaterra. O livro aborda muito bem esse tema do intercâmbio.

    Há também muito espaço na história para o amor (não poderia faltar um romance, né?). Fani tem uma paixão platônica pelo seu professor de Biologia, o Marquinho. Com o tempo ela vai descobrindo que além dele ser casado, o cara também a tentou enrolar durante um tempo. Mas o personagem que nos faz torcer mesmo por um amor é o Léo, aquele melhor amigo lindo, gente boa e que a acompanha em todos os momentos. Em todas as barras e preocupações, ele está lá.

    Pena que a Fani não consegue enxergar, mesmo com declarações de amor anônimas, CDs com suas músicas favoritas… mas todos os outros personagens da história conseguem ver a química que os dois tem. É um casal que faz o leitor querer muito que dê certo, principalmente porque o Léo é um personagem muito cativante.

    Enfim, é um daqueles livros que você precisa ter na estante, ainda mais quem é fã de Meg Cabot, Thalita Rebouças, e cia. Agora, estou é ansiosa para comprar a continuação: “Fazendo Meu Filme 2.”

    1. Luiza Boaventura Nov 03, 2012

      Nunca li nenhum livro dela. Ontem eu a vi no programa Sem Censura do canal Cultura. Fiquei bem interessada em conhecer melhor o trabalho da Paula.

    subir
    elas disseram TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2017 // DESIGN POR SARA SILVA