• 26e14d287bd9c5f49b36990e398601d0
    Comportamento

    Um recado para o Instagram

    ver post
  • space love xx Scott Brian Madeiras
    Amor, Reflexão

    Antítese

    ver post
  • 71e0db6e93ee0415f7c0c0cb28e2027c
    Looks, Moda

    Looks para o verão

    ver post
  • imagem.aspx
    Livros

    Livro: A Quimica Que Há Entre Nós

    ver post
  • October 29, 2013
    postado por

    Parece que ontem eu ainda estava na quinta série achando que todo mundo da oitava era praticamente gente grande. Agora acabou chegando a hora em que eu fiz o Enem pela primeira vez, ou seja, foi a minha primeira aproximação com o temido vestibular, história de se formar, faculdade e etc. Como sou Taurina (e perfeccionista) planejo detalhadamente meus planos muito tempo antes e já sei que quero cursar Direito numa faculdade federal e o objetivo mais alto seria fazer isso na UFRJ, mas como não sei se até lá não mudo de ideia sobre ir para outra cidade, vamos ver o que pode acontecer…

    Só que o fato é que a hora de encarar isso chegou. Para os que não sabem tenho 15 anos e estou no primeiro ano do ensino médio e o Enem ainda não conta para quem está nessa série, mas eu fiz por experiência mesmo. Como sou super ansiosa e nervosa, acho que ajudaria ir dois anos antes e ir conhecendo bem (além de poder contar pontos a partir do segundo ano) e quando fosse para valer eu já conheceria o esquema e me sentiria pronta.

    A prova aconteceria no Sábado e Domingo e eu me informei sobre as regras da redação com a minha professora de Gramática e com a minha mãe (que dá aula de literatura e gramática) e fui, com boa vontade e pronta para enfrentar as 80 questões do primeiro dia. Todo mundo já tinha me falado que os textos eram bem grandes, era uma prova cansativa (mas não impossível) então acabei indo de mente aberta mesmo.

    Claro que no inicio foi aquele susto: a prova era gigante e eu acho que na questão 15 a minha vista já estava cansada. Mas depois eu acabei pegando o ritmo, fazendo com mais vontade, prestando a atenção nas questões; muitas tinham temas que eu nunca havia ouvido falar (ou um enunciado sobre algo que eu já aprendi, mas as alternativas eram mais complexas) porém pude perceber uma semelhança com as provas do colégio. O que é um ótimo sinal, não é?

    Mas o dia que eu acho que me dei bem mesmo foi o segundo, com as questões de interpretação de texto! Conferi o gabarito depois e segundo a minha mãe, acertei várias, o que me deixou bem feliz. Mas o mais esperado era a redação. Minha expectativa estava alta e eu espero garantir uma boa pontuação. Gostei do tema (que era lei seca) e acho que consegui fazer um bom texto, no padrão. Foram 27 linhas e demorei uma hora, desenvolvendo e passando para a folha oficial.

    Pena que o resultado só dá pra ver no ano que vem! Mas foi ótimo para ir treinando, percebendo como é a experiência e o fato de que afinal a prova não é um bicho de sete cabeças mas é necessário muito estudo e principalmente, estar ligado nas notícias gerais e o que acontece ao nosso redor. E ano que vem, lá vou eu de novo! Só sei que já estou me preparando para a loucura que vai ser o terceirão…

    1. Ana Lúcia Nov 02, 2013

      Olá! Também estou no primeiro ano, mas diferente de você deixei para fazer o Enem somente no ano que vem mesmo. Porém, isso não me impede de estar diariamente estudando e me preparando para tal prova! Ainda estou em dúvida sobre em que vou me formar, mas também pretendo ir para a UFRJ ou alguma faculdade desse mesmo patamar! Bem, sei que ainda é cedo, mas te desejo todo sucesso quando for realizar sua prova! Adorei saber o que achou da prova!
      Beijinhoos

    subir
    elas disseram TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2017 // DESIGN POR SARA SILVA