Livro: De Volta Aos Quinze
25/12/2013 | Categoria: Livros

Título: De Volta Aos Quinze

Autor (a): Bruna Vieira

Editora: Gutenberg

Preço Sugerido: R$34,90 (Pode variar)

Número de páginas: 224

Sinopse: O que você faria se pudesse voltar no tempo? Será que, ao fazer escolhas diferentes, você conseguiria mudar sua vida para melhor? Anita tem 30 anos, e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao reencontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece, e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet.

Esse é o primeiro romance de uma das blogueiras mais famosas do Brasil, a Bruna Vieira que já tem dois livros publicados. Este, que é o primeiro volume da trilogia chamada “Meu Primeiro Blog” e um de contos, chamado “Depois Dos Quinze.” Sou suspeita para falar da Bruna pois sou completamente apaixonada pelas suas crônicas. Acompanho o DDQ há praticamente dois anos, por isso fiquei na expectativa e finalmente ganhei o livro de presente de Natal (ontem) e o li em apenas um dia! Isso mesmo! A última vez que isso aconteceu comigo foi com o livro “Lonely Hearts Club.”

A protagonista da história se chama Anita. Ela mora em São Paulo, tem 30 anos, e cresceu no interior de Minas Gerais. Quem conhece a Bruna já faz muito tempo vai poder enxergar as grandes semelhanças que existem entre a autora e a personagem, na descrição dos gostos musicais, roupas que ela veste, a maneira que ela fala do interior (ela nasceu em Leopoldina), e na sua paixão por animais. Em vez de um cachorro, Anita tem uma gata. Também podemos perceber, quando a personagem expõe sua opinião sobre alguns assuntos, que eles são o mesmo da Bruna, já ditos em textos dela publicados na internet.

No inicio do enredo, conhecemos a protagonista. Ela não tem a vida que esperava e não se sente feliz, nem realizada profissionalmente. Lamenta os erros que já cometeu na sua vida, não tem lá uma grande auto-estima e também se sente pouco valorizada pela família e pela mãe, que sempre parecem cobrar demais dela e esperar que o seu rumo tenha sido outro, totalmente diferente. Ela trabalha como secretária e fez faculdade de administração, mas sua verdadeira paixão na verdade é a fotografia. Ela vai para o casamento da sua irmã, que tem a suposta vida perfeita. A comemoração é grande e reúne todos os familiares. Ao reencontrar uma prima, amiga dela desde a época da adolescência e o seu marido arrogante e inconveniente, acontece uma situação na história (que eu não vou contar) e que a faz provocar uma grande cena no casamento, desagradando todos da família.

No dia seguinte, ainda desolada e decepcionada, Anita recebe uma mensagem da sua melhor amiga Helena, enviando o link do blog que ela escreveu aos 15 anos. Quando se depara com o primeiro post, contando sobre as suas expectativas para o inicio do ensino médio, algo estranho acontece e ela acaba voltando para o seu antigo quarto. Para a sua antiga vida. E volta no tempo! Alguns podem achar que é tudo muito parecido com “De Repente 30″, mas eu garanto que é só a premissa inicial. Todo o desenrolar é diferente.

Primeiramente, ela fica assustada. Depois, percebe que isso pode ser uma grande chance para consertar os erros que cometeu no passado, e quem sabe, mudar as suas decisões e o que eles provocaram no seu futuro. Anita tem a chance de reviver algumas experiências do ensino médio novamente, com a mente que ela tem agora, e evitar que muitas experiências ruins tenham acontecido. Porém, ela não fica o livro todo nesse cenário. Ela volta no tempo várias vezes e para a sua realidade atual também, quando a página do blog aparece no computador.

Conhecemos também seu melhor amigo, o Henrique, e grande parceiro. Ele conhece Anita super bem, sempre a apoiou em todas as decisões dela e foi muito carinhoso, compreensivo. Enfim, um amigo realmente leal. Os dois se entendem só pelo olhar. Ele fez faculdade de música, e vivia em Paris dando aulas, porém foi para o Brasil e reencontrou a amiga. O que ela descobre apenas depois é que essa amizade significa muito mais para ele do que para ela, e que na verdade ele era apaixonado, e por trás de todos os conselhos, estavam declarações de amor. E é ai que um romance começa.

A personagem vai ter que reconquistar seu melhor amigo, após um erro cometido na sua volta aos 15 anos ter feito a amizade deles nunca ter acontecido. Também temos como personagem o vizinho dela, chamado Joel, que move muitas coisas nessa história e nos faz curtir bastante a sua presença no enredo. Ah, e se preparem: quando a personagem vai para Paris, a descrição do livro te faz soltar suspiros, e dá uma vontade insuportável de ir pra Europa JÁ!

Agora, um contraponto da minha opinião e de outras reviews que eu conferi: muitas pessoas comentaram que as atitudes da Anita eram imaturas demais para alguém de 30 anos. Pode até ser, pois eu me identifiquei com coisas que ela fez (e eu tenho 15). Realmente algumas características dela lembram muito uma adolescente, mas isso não me atrapalhou. Talvez seja porque eu sou mais nova.

Devorei o livro rapidinho – em um dia, como eu tinha falado no início do post – e eu me apaixonei pela história. E pelo Henrique também! Não achei a paixão da Anita por ele forçada. Às vezes um ser humano só se dá conta dos seus sentimentos por alguém quando leva um pontapé do destino. Destaque para a playlist e as ilustrações colocadas no meio do livro.

Já pode lançar o segundo? A ansiedade já tá mil para lê-lo!


Babi Lorentz

Tenho vontade de ler esse livro e quero muito reparar nessas atitudes, rs.
Enfim, vou aguardar uma boa alma me dar de presente, hahaha.
Beijos.

[Responder]