• large
    Viagens, Videos

    Vlogs legais de viagens

    ver post
  • 18033802_1425737924156032_8579091541036371031_n
    Música

    Bandas que vale a pena ouvir

    ver post
  • Arte: Juliana Rocha
    Comportamento, feminismo

    #MeuCorpoNãoÉPúblico

    ver post
  • large
    Séries

    Série: The Defenders

    ver post
  • January 22, 2014
    postado por

    Sua prima sabe, sua irmã, seu melhor amigo… todos parecem ter muita certeza de qual curso escolher para a faculdade. Menos você. Mas não se apavore, pois eu te afirmo que ninguém está sozinho nessa! Eu mesma conheço muitos jovens de 20, 21 anos, que começaram uma faculdade, largaram e voltaram para o cursinho, depois tentaram o vestibular uma, duas ou até três vezes, pois o curso que eles escolheram não era exatamente o que eles esperavam. É muito complicado ter que escolher aquilo que você vai querer trabalhar, “pelo resto da vida” quando só se tem 17 ou 18 anos, não é?

    Eu acho que temos a liberdade e o direito de mudar de opinião e ideia sempre. Não precisamos manter o mesmo pensamento por anos. Podemos amadurecer, crescer. Eu tenho uma ideia fixa de que quero cursar Direito há muito tempo. Mas e se no último ano de escola eu mudar de ideia? E se eu não quiser mais? Nunca sabemos o que pode acontecer, e ninguém é obrigado a continuar querendo a mesma coisa.

    Tenho vários pais de amigos que cursaram ótimas faculdades, exerceram a profissão, conseguiram o seu diploma e alguns anos depois voltaram a estudar em outro curso. Acho isso uma ideia muito legal, pois mostra a versatilidade e a vontade das pessoas de aprenderem. Sinceramente, nunca é tarde para estudar, para adquirir novos conhecimentos e habilidades. Se você desistiu da faculdade no meio do curso, tente de novo. Faça outro, pesquise, descubra o que realmente quer. Não precisamos saber exatamente hoje o que vamos querer trabalhar quando tivermos 30 ou 40 anos. É muito pouco tempo, para decidir tantas coisas.

    Os testes vocacionais estão ai para você descobrir quais são os seus interesses. Pergunte para amigos – mas nunca deixe de colocar a sua opinião em primeiro lugar, pois quem deve escolher é você – converse com os seus pais, diga suas dúvidas, aflições, e pesquise sobre a profissão que você se interessa. O cursinho também é uma opção ótima para quem quer se preparar, estudar muito e correr atrás dos seus objetivos.

    É necessário tempo para descobrir a resposta para dúvidas importantes. Não deixe se abater pela pressão dos familiares ou dos outros, que nunca vão te incentivar a deixar uma faculdade no meio do curso. A ideia principal imposta pela sociedade é que todo mundo ganhe o diploma e vá logo trabalhar. Mas, se vamos ter uma profissão por tanto tempo, temos que gostar dela de verdade. Se não, como você vai obter sucesso e prazer fazendo aquilo que não gosta?

    Então, se você realmente estiver se questionando se nasceu para fazer aquilo mesmo, busque coisas do qual você realmente gosta. Não hesite em pedir ajuda de quem você gosta para descobrir mais sobre si mesmo e sobre uma profissão que poderia seguir. Quando ainda somos jovens, temos tempo o bastante para não errar nas nossas escolhas. E quando você descobrir, se jogue! Estude muito, se esforce para passar no vestibular, mostre aqueles que duvidaram que você realmente consegue.

    subir
    elas disseram TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2017 // DESIGN POR SARA SILVA