• 26e14d287bd9c5f49b36990e398601d0
    Comportamento

    Um recado para o Instagram

    ver post
  • space love xx Scott Brian Madeiras
    Amor, Reflexão

    Antítese

    ver post
  • 71e0db6e93ee0415f7c0c0cb28e2027c
    Looks, Moda

    Looks para o verão

    ver post
  • imagem.aspx
    Livros

    Livro: A Quimica Que Há Entre Nós

    ver post
  • January 30, 2014
    postado por

    Todo ano milhares de estudantes pelo mundo inteiro começam a se preparar para entrar em uma boa faculdade e cursar aquela disciplina que tanto se identifica. Acontece que muitos não sabem por onde começar e se desesperam achando que vestibular é um bicho de sete cabeças, o que na verdade não é – mesmo que também não seja fácil. Ou acabam não estudando por não saber como, ou estudam demais e acabam se prejudicando.

    Esse ano estou indo para o terceiro ano do ensino médio, sou vestibulanda e minha ficha não caiu ainda. Mas desde o começo do ano já estou me preparando para no final do ano enfrentar alguns vestibulares e o ENEM. Mas esse me preparar não quer dizer que estou estudando loucamente e já cai de cara nos livros. Minhas aulas começam só dia 3 e decidi que estudaria para o vestibular assim que elas começassem. O motivo? Em um dos sites que visito sobre vestibulares li uma dica que aconselhava a não estudar nas férias, que tirassem esse tempo para relaxar e aproveitar esse momento e assim não se estressar tanto. Tenho me preparado da seguinte forma: pesquisar por sites que possibilitam o estudo online e de maneira fácil, páginas que dão dicas de qual a forma certa a estudar, simulados e testes vocacionais. Assim que minhas aulas começarem procurarei por livros na biblioteca da minha escola que vão me ajudar a complementar meus estudos e claro tirar dúvidas com meus professores.

    Sei que cada um tem um modo de estudar, mas se eu pudesse dar uma dica seria essa: não estude demais. Já li vários artigos informando que estudar exageradamente pode acabar gerando problemas e não ajudando o aluno, causando por exemplo o estresse e a ansiedade. Se preparar para vestibular é essencial, mas de maneira saudável, por isso trouxe algumas dicas:

    Fixe os horários de estudo e o conteúdo

    Elaborar um plano de estudo é a melhor forma de conseguir um bom resultado. Adapte os horários com conteúdos de acordo com sua dificuldade. Por exemplo: se você tem dificuldade em química, reserve um tempo maior para esta matéria e assim com as outras disciplinas.

    Estude em lugares tranquilos

    Estudar em um ambiente calmo faz toda diferença na hora de aprender. O motivo? Se você estiver em uma sala com pessoas conversando ou vendo televisão, escutando música ou mexendo no celular, maior será a chance de distração e ficará muito mais difícil se concentrar no que está lendo. Por isso escolha lugares tranquilos e arejados. Podendo ser ao ar livre, em uma biblioteca ou no ambiente mais calmo da sua casa.

    Refaça os exercícios até ter a certeza que aprendeu

    Quanto mais você fizer uma coisa, maior a chance dela fixar em sua cabeça. Isso também acontece com os estudos. Repita os exercícios ou leia várias vezes, a chance de aprender é maior e assim lembrará com mais facilidade do conteúdo.

    Elabore estratégias de estudo

    Todo mundo sabe que não é fácil ficar horas lendo ou escrevendo sobre assuntos que na maioria das vezes não nos interessa. Por isso, uma forma de tornar os estudos menos tediosos e de certo modo divertido é elaborar estratégias diferentes. Por exemplo: uma forma bem conhecida é escrever palavras chaves em um papel de determinado conteúdo, assim quando pegar aquele papel se lembrará fácil do assunto que se trata. Existem outras maneiras de deixar os estudos mais fáceis de lidar, basta ter criatividade.

    Treine a redação

    Já sabemos que a redação é praticamente a parte mais importante das provas, por isso, se você não é tão bom em redigir um texto, pratique esse hábito. Procure escrever por temas anteriores de outras redações que já caíram nas provas, ou assuntos que estão sendo bastante discutidos.

    Sites online

    Para não ficar muito cansativo estudar somente com livros, cadernos, lápis e borracha, alterne para estudos online. Procure por sites que ofereçam conhecimento nas disciplinas. Minhas dicas de sites são o Descomplica que possuem aulas no YouTube ou online e de todas as matérias e o Guia do Estudante que além de possuir aulas e dicas dos conteúdos, trás testes vocacionais, simulados e o perfil de cada profissão. Além desses, existem muitas páginas no facebook de várias matérias especificas.

    Mantenha a calma

    O essencial é não se desesperar e querer devorar todos os livros que ver pela frente. Manter a calma é a parte mais importante para o sucesso com os estudos. Estude com tranquilidade, sem pressa e sem pressão. Garanto que dessa maneira seu resultado será bem melhor no final.

    subir
    elas disseram TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2017 // DESIGN POR SARA SILVA