• large-4
    Comportamento, Textos

    Reconstrua

    ver post
  • large-3
    Playlist

    Playlist: Julho

    ver post
  • imagem.aspx
    Livros

    Livro: Outros Jeitos de Usar a Boca

    ver post
  • large
    Textos

    Hábitos

    ver post
  • August 31, 2014
    postado por

    Depois do desafio do #IceBucketChallenge, que virou um viral na internet – após várias celebridades fazerem o desafio e incentivarem as pessoas a doarem – o desafio para que as mulheres postem fotos sem make também começou a invadir as redes sociais. Principalmente o Facebook. Mas vale dizer que essa, com certeza, não é a primeira vez que a ideia aparece na internet. O Girls With Style possui a campanha #TerçaSemMake já faz um bom tempo, e é um sucesso! É óbvio que como todas as coisas que surgem nas redes sociais e fazem um sucesso grande da noite para o dia, há aqueles que criticam. Já vi muitas meninas comentando que é um desafio bobo, sem grandes intenções e finalidades, mas, se pararmos pra pensar, há sim uma grande questão por trás disso.

    Não usar maquiagem é completamente normal para muitas pessoas. Ainda mais durante o dia-dia, na escola. Mas se você observar vai ver que há uma grande quantidade de garotas que provavelmente ficam 30 minutos a mais na frente do espelho se arrumando e passando muita make pra agradar… a si mesma? A outra pessoa? Aos amigos? Não vou ser hipócrita e dizer que eu também não me maquio. É claro que sim. Existem dias em que você não se sente confiante, e é algo no qual eu ainda estou trabalhando, não precisar de uma base pra me sentir bonita. É complicado quando a mídia e as pessoas que estão ao nosso lado todo dia valorizam extremamente a beleza, a imagem, a perfeição (ou a tentativa de alcançá-la).

    Mas desde que eu parei de usar maquiagem pra ir para a escola, me senti uma pessoa mais livre, menos ocupada, e que ganha até mais uns minutos de sono. Nos primeiros dias foi estranho, eu confesso. Eu me olhava no espelho e não gostava muito do que via. Uma espinha aqui, outra ali, marcas, e aquela cara de sono que é impossível não ter às sete da manhã. Mas com o tempo fui me acostumando muito e agora não ligo mais tanto para as imperfeições do rosto. Que, aliás, são coisas muito normais. Todo mundo tem!

    É necessário esforço e perseverança pra tentar perceber que a gente não precisa que todo mundo nos ache bonita. Ou que algum cara fique te elogiando. Não, nós não precisamos disso. Não é só porque alguém acha que você é feia sem maquiagem, que você não cumpre as expectativas dela de beleza, que nós precisamos acreditar nisso. Eu ainda estou tentando, e tento, cada vez mais, ligar menos para as opiniões dos outros.

    Eu espero mesmo que um dia a gente consiga conscientizar as pessoas, os homens, nossas amigas, irmãs, enfim, o maior número de pessoas possíveis que mulher nenhuma está nesse mundo para agradar alguém. Para ser ideal de beleza, para exalar sex appeal ou parecer uma modelo da Victoria’s Secret quando você acabou de acordar. Ou quando vai dormir. Não importa. Nossa obrigação nunca, NUNCA, vai ser essa. Nós sabemos o que precisamos fazer e o que queremos ser da vida. E ser bonita para os outros, definitivamente não é um item que somos obrigadas a cumprir.

    Então, mesmo que você ache chato o desafio de postar uma foto sem maquiagem, que tenha medo de expor ao mundo o seu rosto sem qualquer tipo de maquiagem nele (o que é compreensível, pois somos julgados o tempo todo e ninguém curte ver alguém metendo o bedelho na sua vida ou dizendo comentários ofensivos sobre a sua aparência), apoie essa ideia. Porque, mesmo que ela pareça superficial à primeira vista, existe uma intenção maior por trás dela, um ideal pela qual cada vez mais as mulheres tentam lutar.

    E agora, minha foto sem maquiagem para vocês. Tirei agora pouco, em um Domingo preguiçoso e de moletom azul. Porque eu sou assim! P.S: Não tem nenhum filtro, obviamente.

    1. Gabi Barbará Sep 01, 2014

      Acho ótimo se livrar da maquiagem! Eu mesma não uso no meu dia-a-dia (com exceção pra ir a festas ou eventos de trabalho). Não ponho nada pra sair com namorado, pra ir ao shopping pra ir no mercado. Nada mesmo.

      Eu já preciso colocar tanta coisa no rosto no meu trabalho como modelo. Na Asia, eles colocam muito mais make do que na Europa ou nas Américas. Me sinto como se tivesse um cimento no meu rosto e depois do trabalho feito, a primeira coisa que faço é tirar tudo e deixar a pele respirar. Só não é mais libertador do que arrancar o salto do pé!

      bjs de Filipinas,
      Gabi Barbará
      Barbaridades!

    2. Natz Sodré Sep 01, 2014

      Obrigada 😉 também amo floral *—* sobre seu post…

      Que texto mais lindo! amei…

      Concordo muito, o estereótipo de beleza as vezes acaba afetando muita gente, que começam a se arrumar para si e para os outros, se acham inferiores sem make ou sem outras coisas também, se acham feias e acabam não reparando na real beleza, e em suas qualidades…

      Eu raramente uso make pra trabalhar, só passo um protetor labial mesmo, porque minha boca é ressecada, mas nada de cor as 7h da manhã haha assim ganho um tempo extra pra dormir, e chamo atenção pelas minhas qualidades no emprego, e não pela minha aparência…

      Amei sua foto, ta linda! beleza natural 😉

      Bjs!

    subir
    elas disseram TODOS OS DIREITOS RESERVADOS © 2017 // DESIGN POR SARA SILVA