Motivos para praticar a caminhada
31/05/2016 | Categoria: Diversão, Extras

blog

Sim, vocês estão vendo um post sobre exercício físico aqui no blog! Eu confesso que nunca fui uma pessoa com grandes habilidades esportivas. Durante toda a minha vida escolar, nunca aprendi direito vôlei e handebol. Eu até tentei gostar, mas não rolou. Futebol também nunca foi meu forte, na ginástica olímpica eu durei dois meses, e o único esporte que eu levei para frente foi o taekwondo. Alguns anos se passaram e eu fiquei sedentária por um bom tempo. Durante o meu terceiro ano, eu cometi a burrada de não praticar nenhum esporte (não façam isso enquanto estiverem estudando para o vestibular!). Resultado: tive um ano super estressante.

Foi nas férias que eu aceitei o convite dos meus pais para começar a fazer caminhada. Depois de muita preguiça, prometi para mim mesma que eu iria continuar caminhando toda semana, principalmente por que eu enfrentaria mais um ano de estudos. E quatro meses depois, posso dizer que se eu soubesse que essa prática era tão boa, eu teria começado bem antes! Para aqueles que querem praticar um exercício mas tem bode de academia (ou até mesmo quer complementar o seu treino), aposte na caminhada. Eu listei alguns benefícios dela, e eu posso afirmar que eles são verdadeiros.

1. Diminui o estresse e a ansiedade

Esses foram os meus dois maiores problemas em 2015, e eu queria enfrentá-los de vez em 2016. A caminhada, quando praticada com frequência, alivia muito os sintomas de estresse e principalmente da ansiedade, que pode atrapalhar muito a vida de algumas pessoas. Durante a caminhada o corpo libera uma grande quantidade de endorfina, que gera um relaxamento e até mesmo uma animação (juro). Dá vontade de continuar se esforçando. Se você também é ansioso (a), eu realmente sugiro caminhar. Vai te ajudar muito, e a diferença é perceptível depois de poucas semanas.

2. Você não precisa de muito

Diferente de alguns esportes, para caminhar você não precisa ter muita experiência e condicionamento físico (algo que você vai ganhando aos poucos). Alguns truques de respiração e postura são necessários, mas além disso, não precisa ser nenhuma rainha fitness: quem está falando isso é uma pessoa que até pouco tempo tropeçava toda hora por ai. A caminhada não te exige muito! Depois que você vai se acostumando, você vai ganhar mais habilidade. Ah, a roupa é básica: legging, camiseta e um tênis bem confortável.

3. Melhora o humor

Em alguns dias da semana eu não sou a pessoa mais bem humorada do mundo, mas caminhar algumas vezes me deixa bem mais empolgada. O exercício físico te dá essa sensação de “dever cumprido”, e mais importante, te faz perceber que cuidar do corpo e da mente é mais importante que qualquer prova de vestibular. E também diminui drasticamente as dores musculares (comuns para quem trabalha e estuda todos os dias).

4. Previne contra doenças

Quando praticamos algo que gostamos, nem sempre a gente percebe os benefícios: eles são um bônus. A caminhada previne contra a osteoporose (que afeta em maioria, as mulheres), depressão, doenças cardiovasculares e a diabetes. O exercício ajuda a controlar a pressão sanguínea, prevenindo os derrames e infartes, e no caso da diabetes, o pâncreas e o fígado são mais estimulados durante a caminhada, fazendo o corpo produzir mais insulina.

5. É bom para se distrair 

Sabe quando a sua cabeça tá cheia e você não aguenta mais a semana que parece interminável? Fazer uma caminhada ao ar livre é ótimo para isso. Eu quase sempre estou com a cabeça cheia, e sair para caminhar ajuda bastante. E eu também nunca esqueço os fones de ouvido. Aliás, montar uma playlist divertida e com músicas animadas é essencial para não desanimar. Coloque todas as músicas que te dão vontade de dançar.

O que não pode faltar na playlist de caminhada

Hailee Steinfeld – Love Myself

Rihanna – Kiss It Better

Rachel Platten – Fight Song

Selena Gomez – Me & My Girls

Ariana Grande – Into You

Tove Lo – Like Em Young

Alessia Cara – Wild Things

Taylor Swift – New Romantics

ZAYN – Pillow Talk

Queen – Don’t Stop Me Now

The Maine – Same Suit, Different Tie

The 1975 – The Sound

Marina And The Diamonds – How To Be A Heartbreaker

Agora não tem mais desculpa, né? Chama as amigas e partiu caminhar (mesmo que seja em ritmo lento, tá valendo!).


Camila Faria

Eu adoro caminhar Ana! É maravilhoso, desestressa e parece que esvazia a nossa mente, deixando espaço para novas e melhores inspirações.

[Responder]